Multimídia educativa sobre o sistema masticatorio para estudantes da carreira de Estomatología
Palavras-chave:
multimídia educativa, produto tecnológico, sistema masticatorio, morfofisiologíaResumo
Introdução: as Tics constituem hoje um dos recursos mais importantes da sociedade, trazendo como consequência uma explosão exponencial na transmissão e intercâmbio de dados, informação e conhecimentos. A educação médica não está isenta disso. Objetivo: elaborar uma multimídia educativa para proporcionar aos estudantes de segundo ano da carreira de Estomatología a aprendizagem dos conteúdos sobre a matéria Sistema Masticatorio, pertencente à disciplina de Morfofisiología. Método: elaborou-se uma multimídia mediante as ferramentas Mediator v9.0, Adobe Photoshop v8.0 e o Pinnacle Studio v14.0. Revisaram-se as bibliografias mais atualizadas do tema tanto em bancos de dados nacionais como internacionais. Resultados: o produto conta com uma página principal da qual pode ser acedido ao resto das páginas que compõem a multimídia, através dos diferentes hiperlinks preestablecidos. Possui videos e galerias de imagens. Oferecem-se materiais de apoio à docência. Conclusões: o produto informático obtido foi pertinente e pode ser eficaz sua aplicação para gerar aprendizagens com respeito ao tema que aborda.
Downloads
Referências
2. Pavón Leyva J. Multimedia "Principales enfermedades que atacan a los animales de interés económico". EduSol [Internet]. 2015 [citado 17 Dic 2017]; 15(52):[aprox. 8 p.]. Disponible en: http://edusol.cug.co.cu/index.php/EduSol/article/view/197/pdf
3. Severin E. Tecnologías de la Información y la Comunicación, TIC, para elaprendizaje. APUNTES, Educación y Desarrollo Post-2015 UNESCO. 2014, No. 3. Disponible en: http://repositorio.minedu.gob.pe/bitstream/handle/123456789/4916/Tecnolog%C3%ADas%20de%20la%20Informaci%C3%B3n%20y%20la%20Comunicaci%C3%B3n%2C%20TIC%2C%20para%20el%20aprendizaje.pdf?sequence=1&isAllowed=y
4. Cañizares R. Repositorio de recursos educativos para las instituciones de educación superior [Tesis]. La Habana: Universidad de las Ciencias Informáticas; 2012.
5. Pérez Pino MT, Ciudad Ricardo FA, Farray Álvarez O, Burguet Lago I, Piñeiro Gómez Y, Francisco López J. Programa de entrenamiento en TIC como medio del proceso de enseñanza aprendizaje. Rev Cuba Cienc Informat [Internet]. 2015 [citado 15 Ene 2018]; 9(3):[aprox. 15 p.]. Disponible en: http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2227-18992015000300010&nrm=iso
6. Otero P, Hersh W, Luna D, González Bernaldo de Quirós F. A medical informatics distance-learning course for Latin America. Translation, implementation and evaluation. Methods Inf Med [Internet]. 2010 [citado 16 Dic 2017]; 49(3):[aprox. 2 p.]. Disponible en: http://www.schattauer.de/de/magazine/uebersicht/zeitschriften-a-z/methods/contents/preprint-online/issue/special/manuscript/12946.html
7. Peyman RH, Ahmadi M, Aziz R, Zahra S, Farahnaz S, Nader M. Clinical care improvement with use of health information technology focusing on evidence based medicine. Health Inform Res [Internet]. 2012 [citado 12 Dic 2017]; 18(3):[aprox. 2 p.]. Disponible en: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3483473/
8. García Acosta I, Díaz Cala A, Gutiérrez Marante D. Los medios de enseñanza y las tecnologías de la información y las comunicaciones en la formación de Tecnólogos de la Salud. Rev Ciencias Méd de Pinar del Río [Internet]. 2014 [citado 17 Dic 2017];18(5):[aprox. 7 p.]. Disponible en: http://scielo.sld.cu/pdf/rpr/v18n5/rpr11514.pdf
9. Ruiz-Piedra A, Gómez-Martínez F. Software educativo y principios éticos. Educ Med Super[Internet] 2013 [citado 17 Dic 2017]; 27(2):[aprox.8p.]. Disponible en: http://www.ems.sld.cu/index.php/ems/article/view/161
10. Grau-León I, Cabo-García R, Barciela-González-Longoria M. Diseño y elaboración de la asignatura Rehabilitación soportada en las tecnologías de la informática y las comunicaciones (TICs). Educ Med Super[Internet]. 2013 [citado 17 Dic 2017]; 27(2):[aprox. 7 p.]. Disponible en: http://www.ems.sld.cu/index.php/ems/article/view/168
11. Cruz Martínez I, González Oliva A, Machado Acuña F. Consideraciones sobre la implementación del iMagis® para la interpretación de imágenes diagnósticas digitales con fines docentes en tecnología de la salud. MEDISAN [Internet]. 2013 [citado 13 Dic 2017]; 17(7):2075-2078:[aprox. 4 p.]. Disponible en: http://scielo.sld.cu/pdf/san/v17n7/san20177.pdf
12. Santana Puyuelo M, Díaz Castellanos BV. Multimedia para el aprendizaje de la asignatura arquitectura de computadoras. Rev Multit Des Local Sostenib [Internet]. 2014 [citado 14 Ene 2018]; 2(3):[aprox. 12 p.]. Disponible en: http://revistas.uniss.edu.cu/index.php/margenes/article/view/63
13. Bosch Núñez AI, Mora Pacheco N, Expósito Hong J, Rodríguez Reyes O. ODONTOFIT: multimedia educativa sobre plantas medicinales y medicamentos herbarios de uso estomatológico. MEDISAN [Internet]. 2014 [citado 24 Ene 2018]; 18(9): [aprox. 7 p.]. Disponible en: http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1029-30192014000900020&lng=es
14. Bosch Núñez AI, Mora Pacheco N, Expósito Hong J, Rodríguez Reyes O. ODONTOFIT: multimedia educativa sobre plantas medicinales y medicamentos herbarios de uso estomatológico. MEDISAN [Internet]. 2014 [citado 24 Ene 2018]; 18(9): 1327-1333. Disponible en: http://scielo.sld.cu/pdf/san/v18n9/san20189.pdf