O desenvolvimento da competência profissional de análise de risco epidemiológico na carreira médica
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.15083232Palavras-chave:
ensino aprendizagem, educação médica, habilidade profissional, método epidemiológico, riscoResumo
Introdução: nas atuais condições socioeconômicas e ecológicas, o desenvolvimento da análise de risco epidemiológico como uma habilidade profissional vinculada ao método epidemiológico adquire especial relevância na Educação Médica Superior durante a formação de médicos generalistas na carreira médica. Objetivo: determinar o nível de desenvolvimento da análise de risco epidemiológico como habilidade profissional durante a formação de médicos generalistas na carreira médica. Método: durante o período de novembro de 2022 a dezembro de 2024, foi realizada uma pesquisa descritiva mista na Universidad de Ciencias Médicas de Sancti Spíritus, Cuba, com a integração de métodos estatísticos teóricos, empíricos e matemáticos, orientada à solução do problema científico: qual é o nível de desenvolvimento da análise de risco epidemiológico como habilidade profissional durante a formação de médicos generalistas na carreira de Medicina. Resultados: a aplicação dos métodos permitiu aos autores abordar os fundamentos teóricos para o desenvolvimento da análise de risco como habilidade profissional em estudantes de medicina e a necessidade do seu desenvolvimento durante a formação como médicos generalistas. Conclusões: o desenvolvimento da análise de risco epidemiológico como uma habilidade profissional entre estudantes de medicina é um processo essencial e urgente. É necessário um processo de ensino-aprendizagem alinhado às mudanças educacionais e formativas que têm sido o princípio norteador da Educação Médica Superior cubana: a formação no local de trabalho.
Downloads
Referências
Hernández García L, Monagas Docasal M, Martínez Pedregal A, Gómez Hernández O. La mejora continua y la formación de médicos en la Facultad “Manuel Fajardo” de La Habana. Educ Med Super [Internet]. 2021 [citado 12 Abr 2024]; 35(2):e2372. Disponible en: https://ems.sld.cu/index.php/ems/article/view/2372/1199
Sociedad Española de Educación Médica (SEDEM). Declaración de Málaga 2022. Estándares para la Educación Médica en el Grado: pensando en el futuro. [Internet]. 2023 [citado 10 Abr 2024]; 24(1):100783. DOI: https://doi.org/10.1016/j.edumed.2022.100783
Jiménez Candel MI, Carpena Lucas PJ, Ceballo Santamaría G, Mondéjar Jiménez J, Moreal Tomás AB, Lozano Pastor VE. Causalidad entre los factores de riesgo modificados y sobrepeso en adolescentes de 12-14 años. An Pediatr [Internet]. 2021 [citado 13 Abr 2024]; 95(3):159-166. DOI: https://doi.org/10.1016/j.anpedi.2020.08.004
Grandia Carvajal D, Monzón Tamargo MJ, Morejón Rosales D. Influencia de las habilidades en el rendimiento académico de estudiantes de la carrera medicina. Edumed [Internet]. 2021 [citado 13 Abr 2024]. Disponible en: https://edumedholguin2021.sld.cu/index.php/edumedholguin/2021/paper/view/327
Oviedo de Armas OL. La definición del concepto de habilidad. Reflexión necesaria. Rev MAPA [Internet]. 2021 [citado 14 Abr 2024]; 5(24):114-124. Disponible en: https://revistamapa.org/index.php/es/article/view/291
Naranjo Ferregut JA, Báez Pérez OL, Delgado Cruz A, Álvarez González K, Martínez Vizcaíno NE. Formación de habilidades profesionales en los estudiantes de medicina en Atención Primaria de Salud. Rev Ciencias Médicas [Internet]. 2018 [citado 16 Abr 2024]; 22(3):523-533. Disponible en: https://revcmpinar.sld.cu/index.php/publicaciones/article/view/3401/pdf
Mora Reyes KM, Santiesteban Almaguer Y, Gamboa Garcés ME. El modo de actuación profesional médico del estudiante de medicina en formación inicial. Rev Didáct Educ Méd [Internet]. 2020 [citado 16 Mayo 2024]; 11(6):271-295. Disponible en: https://revistas.ult.edu.cu/index.php/didascalia/article/view/1117
Leyva León AI, Barly Rodríguez L, Téllez Lazo L. La formación epidemiológica de los estudiantes de Medicina para el enfrentamiento a pandemias. Transformación [Internet]. 2023 [citado 20 May 2024]; 19(1):231-251. Disponible en: http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2077-29552023000100231
Salas Perea RS, Salas Mainegra L, Salas Mainegra A. La Competencia y la Educación Médica Cubana [Internet]. La Habana: Editorial Ciencias Médicas; 2022 [acceso 12 Ene 2025]. Disponible en: http://www.ecimed.sld.cu/2022/04/01/las-competencias-y-la-educacion-medica-cubana/
Rivera Michelena NM, Pernas Gómez M, Nogueira Sotolongo M. Sistema de habilidades para la carrera de Medicina, su relación con las competencias profesionales. Una mirada actualizada. Educ Med Super [Internet]. 2017 [citado 22 Mayo 2024]; 31(1):213-238. Disponible en: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=10137671
Cardoso-Rojas LE, Castro-Pérez G, Fernández-Peña CL. Estrategia pedagógica para desarrollar el proceso de enseñanza-aprendizaje de la Estadística en la carrera de Psicología-Pedagogía. Santiago [Internet]. 2022 [citado 10 Mayo 2024]; 157:132-148. Disponible en: https://santiago.uo.edu.cu/index.php/stgo/article/view/5443
Álvarez Sintes R. Medicina General Integral. Tomo I. Salud y Medicina. Vol. 3. 4a ed. La Habana: Ciencias Médicas; 2022 [acceso 12 Ene 2025]. Disponible en: http://www.ecimed.sld.cu/2022/10/12/medicina-general-integral-cuarta-edicion/
Ruth Beber E. Método epidemiológico. Red Universitaria de Aprendizaje. Universidad Nacional Autónoma de México [Internet]. 2020 [citado 21 Mayo 2024]. Disponible en: https://saludpublica1.wordpress.com/wp-content/uploads/2012/08/mc3a9todo-epidemiolc3b3gico.pdf
Hanne AC. El proyecto Tuning latinoamericano: la experiencia del área de Medicina. Rev Hosp Clín Univ Chile [Internet]. 2013 [citado 21 Mayo 2024]; 25(1):19-31. Disponible en: https://revistahospitalclinico.uchile.cl/index.php/RHCUC/article/view/72936/74907
Compello JM. A systematic approach to professional learning: developing teachers' pedagogical content knowledge in literacy [Internet]. 2016. UDSpace Repositorio Institucional de la Universidad de Delaware. Disponible en: https://udspace.udel.edu/bitstream/19716/21509/1/2016_CompelloJill_DEd.pdf
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Roberto Pablo Martin Chávez, Ignacia Rodríguez Estévez, Yolanda García Concepción, Arturo Prudencio Puga García

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.