Avaliação das relações interdisciplinares entre Farmacologia e disciplinas clínicas em Estomatologia

Autores

Palavras-chave:

didática, Educação médica, Farmacologia, Estomatologia

Resumo

Introdução: o estabelecimento de relações interdisciplinares entre a Farmacologia e as disciplinas clínicas da Disciplina Integrativa Principal (DPI) na carreira de Estomatologia requer um trabalho metodológico sistemático e coerente entre estes grupos de ensino e a atualização permanente dos docentes.

Objetivo: avaliar o estado das relações interdisciplinares entre a Farmacologia e as disciplinas clínicas do DPI na carreira de Estomatologia.

Método: estudo observacional, descritivo e transversal, realizado entre novembro e dezembro de 2020, na Faculdade de Estomatologia da Universidad de Ciencias Médicas de Santiago de Cuba. Por amostragem probabilística aleatória simples, foi selecionada uma amostra de 34 professores das disciplinas clínicas do DPI. As variáveis analisadas foram: estado das relações interdisciplinares com a Farmacologia, categoria e opinião docente. Foi aplicado um questionário com dezenove questões e o percentual utilizado como medida resumida.

Resultados: o estado das relações interdisciplinares com a Farmacologia nas dimensões didática e acadêmica obteve escore de 1,9, e nas dimensões metodológica e investigativa obteve escores de 1,5 e 1,1, respectivamente. A proporção esperada de opinião desfavorável do professor era de 50,0%.

Conclusões: o estado das relações interdisciplinares estabelecidas pelos sujeitos clínicos da DPI com a Farmacologia, em geral, não é adequado, com peso causal nas dimensões metodológica e investigativa; o que aponta para a necessidade de se traçar uma estratégia para promover tais relações, a fim de se conseguir uma formação mais abrangente dos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Ibis Bosch-Nuñez, Universidad de Ciencias Médicas de Santiago de Cuba, Facultad de Estomatología, Santiago de Cuba

Doctora en Estomatología. Especialista de Segundo Grado en Farmacología. Máster en Medicina Natural en la Atención Integral al Paciente. Profesora Auxiliar. Investigadora Agregada.

Liuba González-Espangler, Universidad de Ciencias Médicas de Santiago de Cuba, Facultad de Estomatología, Santiago de Cuba

Doctora en Ciencias Estomatológicas. Especialista de Segundo Grado en Ortodoncia. Máster en Atención a Urgencias en Estomatología. Profesora e Investigadora Auxiliar.

Referências

1. Tejera Chillón N de la, Cortés Sendón C, Viñet Espinosa LM, Pavón de la Tejera I, Tejera Chillón A de la. La interdisciplinariedad en el contexto universitario. Panorama Cuba Salud [Internet]. 2019 [citado 26 Ene 2021]; 14(1):58-61. Disponible en: http://www.revpanorama.sld.cu/index.php/panorama/article/view/1193/pdf_329

2. Céspedes Proenza I, Parra Padín A, Álvarez Romero Y. Dificultades de interdisciplinariedad entre la Morfofisiología y asignaturas de la disciplina integradora en la carrera de estomatología. Septiembre 2016 a enero 2017. Rev Med Isla de la Juventud [Internet] 2020 [citado 26 Ene 2021]; 19(1):[aproximadamente 13 p.]. Disponible en: http://www.remij.sld.cu/index.php/remij/article/view/195/313

3. Espinoza Freire EE. La planeación interdisciplinar en la formación del profesional en educación. Maestro y Sociedad [Internet]. 2018 [citado 26 Ene 2021]; 15(1):77-91. Disponible en: https://www.researchgate.net/publication/322701559_La_planeacion_interdisciplinar_en_la_formacion_del_profesional_en_educacion_Interdisciplinary_planning_in_the_education_of_professionals_in_education

4. Rubio Vargas I, Abreu Payrol J, Cabrera Hernández GC, Cardoso Zambrana CL. La interdisciplinariedad en la gestión pedagógica, una tarea de los profesores de la universidad actual. Bol redipe [Internet]. 2018 [citado 26 Ene 2021]; 7(8):89-7. Disponible en: https://revista.redipe.org/index.php/1/article/view/545

5. Mirabal Nápoles M, Llanes Mesa Ll, Cadenas Freixas JL, Carvajal Hernández B, Betancourt Valladares M. Interdisciplinariedad e investigación formativa desde la asignatura Célula, tejidos y sistema tegumentario. Medisur [Internet]. 2020 Ago [citado 26 Ene 2021]; 18(4):639-649. Disponible en: Disponible en: http://scielo.sld.cu/pdf/ms/v18n4/1727-897X-ms-18-04-639.pdf

6. Gómez Aguado R, Díaz Díaz BY, Fernández Camargo I, Naithe Pérez D. Percepción de estudiantes sobre el proceso enseñanza aprendizaje en la asignatura de Enfermería Pediátrica. Rev Hab Cienc Méd [Internet]. 2016 Ago [citado 13 Dic 2020]; 15(4):630-641. Disponible en: http://scielo.sld.cu/pdf/rhcm/v15n4/rhcm14416.pdf

7. Trujillo Sainz ZC, López González M, Labrador Falero DM, Henríquez Trujillo D, Díaz Friol MS. La transdisciplinariedad en el trabajo de los colectivos docentes del área clínica en Estomatología. Rev Ciencias Méd [Internet]. 2020 Oct [citado 17 Dic 2020]; 24(5):e4343. Disponible en: http://scielo.sld.cu/pdf/rpr/v24n5/1561-3194-rpr-24-05-e4343.pdf

8. Grupo de Desarrollo de la Universidad de Ciencias Médicas de la Habana. Programa de la Asignatura Farmacología de la Carrera de Estomatología. La Habana: UCMH; 2011.

9. Pérez Castillo JC, Gradaille Martín M, Peraza Vilorio LM. Las relaciones interdisciplinarias en los cursos por encuentro de la carrera Licenciatura en Educación Primaria. Rev Conrado [Internet]. 2018 [citado 7 Ene 2021]; 14(61):105-110. Disponible en: http://scielo.sld.cu/pdf/rc/v14n61/rc166118.pdf

10.Aguilera Pérez D, Ortiz Sánchez Y, Fonseca González R, Ramos Guevara K. Evaluación de un curso de complementación dirigido a perfeccionar la prescripción a embarazadas por estomatólogos. MULTIMED [revista en Internet]. 2018 [citado 15 Dic 2020]; 22(2):[aproximadamente 17 p.]. Disponible en: https://www.medigraphic.com/pdfs/multimed/mul-2018/mul182d.pdf

11.Salas Perea RS, Salas Mainegra A. Modelo formativo del médico cubano. Bases teóricas y metodológicas. La Habana: ECIMED; 2017.

12.Gutiérrez Segura M, Ochoa Rodríguez MO, Pellitero Reyes BL. Interdisciplinariedad en la asignatura Rehabilitación II de la carrera de Estomatología. En: VII Jornada Científica de la SOCECS. Holguín, 21 Dic 2018. Holguín: Universidad Ciencias Médicas de Holguín; 2018. Disponible en: http://edumess2018.sld.cu/index.php/edumess/2018/paper/view-/262/0

13.Borges Jorge ZM, Peralta Castellón L, Sánchez Rivas EM, Pérez Rodríguez RE. La Didáctica en la preparación del personal docente: sugerencias del Dr. Juan Virgilio López Palacio. EDUMECENTRO [Internet]. 2019 [citado 7 Ene 2021]; 12(1):[aproximadamente 19 p.]. Disponible en: http://www.revedumecentro.sld.cu/index.php/edumc/article/view/1393/html_544

14.Ministerio de Educación Superior. Reglamento docente metodológico de la Educación Superior. Resolución Ministerial 02/2018. La Habana: MES; 2018.

15.Ochoa Roca TZ, Dorrego Anzardo RD, Álvarez Gavilán Z, Pérez Rodríguez Y, Rodríguez Madeley C, Durán Ochoa TE. La Interdisciplinariedad en el trabajo metodológico desde la disciplina integradora. Policlínico René Ávila Reyes 2017-2018. VIII Jornada Científica de la SOCECS Holguín, 2019. Holguín: Universidad Ciencias Médicas de Holguín; 2019. Disponible en: http://edumedholguin2019.sld.cu/index.php/2019/2019/paper/viewFile/201/108

16.Curbelo Hastón Y, Galiano Castro D, Morsles Lorenzo AM, Rosabal Ramírez JI. Propuesta didáctica para potenciar las relaciones interdisciplinarias en la carrera español-literatura. Bol redipe [Internet]. 2016 [citado 14 Dic 2020]; 5(8):152-6. Disponible en: https://revista.redipe.org/index.php/1/article/view/133

17.Alea González M, Rodríguez González J, Lago Queija M. Avances del trabajo metodológico en la Disciplina Principal Integradora Estomatología Integral. Rev Ciencias Médicas [Internet]. 2020 [citado 27 Ene 2021]; 24(5):e4370. Disponible en: http://www.revcmpinar.sld.cu/index.php/publicaciones/article/view/4370

18.Enríquez Clavero JO, González Hernández G, Toledo Pimentel B. La didáctica particular del proceso enseñanza aprendizaje en Estomatología: una fundamentación necesaria. EDUMECENTRO [Internet]. 2020 [citado 26 Ene 2021]; 12(3):[aproximadamente 17 p.]. Disponible en: file:///C:/Users/ana/AppData/Local/Temp/1529-7279-1-PB-1.pdf

19.Rodríguez Aguilera F, Alonso Reyes M, Vázquez González Y, Martínez Ribot G, Hernández Gómez M, Olivera Cuadra D. Preparación pedagógica y producción científica de docentes que imparten Salud Pública en Villa Clara. EDUMECENTRO [Internet]. 2016 Jun [citado 27 Ene 2021]; 8(2):94-106. Disponible en: http://scielo.sld.cu/pdf/edu/v8n2/edu08116.pdf

20.Muñoz Martínez M, Garay Garay F. La investigación como forma de desarrollo profesional docente: Retos y perspectivas. Estudios pedagógicos [Internet]. 2015 [citado 27 Ene 2021]; 41(2):389-399. Disponible en: https://scielo.conicyt.cl/pdf/estped/v41n2/art23.pdf

Publicado

2021-12-24

Como Citar

1.
Bosch-Nuñez AI, González-Espangler L. Avaliação das relações interdisciplinares entre Farmacologia e disciplinas clínicas em Estomatologia. Rev Inf Cient [Internet]. 24º de dezembro de 2021 [citado 19º de abril de 2025];101(1):e3499. Disponível em: https://revinfcientifica.sld.cu/index.php/ric/article/view/3499

Edição

Seção

Trabalhos Pedagógicos