Avaliação das habilidades de diagnóstico precoce do câncer oral de estudantes de Estomatologia
Palavras-chave:
avaliação, desenvolvimento de habilidades, câncer oral, estudante de odontologiaResumo
Introdução: no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes de estomatologia, é necessário verificar o domínio dos conhecimentos, ações, operações e atitudes para a prevenção do câncer oral.
Objetivo: desenvolver um instrumento metodológico para avaliar o desenvolvimento da capacidade de diagnóstico precoce do câncer oral em estudantes de odontologia do quinto ano.
Método: uma pesquisa educacional descritiva com uma abordagem mista foi realizada na Universidade de Ciências Médicas de Guantánamo. O universo foi formado por estudantes e professores no quinto ano de Estomatologia, do qual foi escolhida uma amostra de probabilidade de 95 estudantes e 20 professores. Para a coleta de informações, foram utilizados métodos teóricos: histórico-lógico, análise e síntese, indutivo-dedutivo, e métodos empíricos: análise documental e os critérios de especialistas para validar a proposta.
Resultados: o instrumento mostrou um projeto claro e flexível para a avaliação do desenvolvimento da habilidade de diagnóstico precoce do câncer oral em estudantes de odontologia do quinto ano. Os especialistas, como um todo, o consideraram relevante, útil e viável.
Conclusões: o instrumento permitirá ao estudante de Estomatologia do quinto ano avaliar as habilidades adquiridas para o diagnóstico precoce do câncer oral, e é considerado uma contribuição para melhorar a qualidade do processo de treinamento e garantir que, uma vez formado, cumpra suas responsabilidades sociais de acordo com os objetivos do Programa de Detecção Precoce do Câncer Oral.
Downloads
Referências
2. Dirección Nacional de Estomatología. Comisión de Carrera. Plan D de la Carrera de Estomatología. La Habana: DNE; 2017.
3. Legañoa Alonso J, Soler Herrera M, Souto Nápoles Y. Valoración curricular de la asignatura Atención Integral a la Familia. Rev Hum Méd [Internet]. 2017 [citado 20 Ene 2022]; 16(2):[aproximadamente 10 p.]. Disponible en: http://www.humanidadesmedicas.sld.cu/index.php/hm/article/view/979/63
4. Legañoa Alonso J, Soler Herrera M, Souto Nápoles Y. Valoración del proceso docente educativo del internado de la carrera de Estomatología en Camagüey. Rev Hum Méd [Internet]. 2018 [citado 20 Ene 2022]; 18(3):455-468. Disponible en: http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1727-81202018000300455&Ing=es
5. Sánchez Fernández NE, Sánchez Clemente A, Thomas Ferrer F. Tabera García MA. Programa de la disciplina Estomatología Integral. Análisis del plan de estudio “D”. Rev Inf Cient [Internet]. 2017 [citado 13 Oct 2021]; 96(2):280‐287. Disponible en: https://www.revinfcientificasld.cu/index.php/ric/article/vieu/7/1014
6. González Fortes B, Mursuli Sosa MZ, Morgado Marrero DE, Hernández Marín CA, Cruz Milian MC. Estrategia docente en atención integral a la población. Quinto año. Cursos 2013 - 2018. En: Congreso Internacional Estomatología, 2020 [Internet]. Sancti Spíritus; 2020. [citado 3 Nov 2021]. Disponible en: https://www.estomatología.2020.sld.cu
7. Guerra Pando J A, Coste Reyes J, Carmona Concepción J A. Los modos de actuación profesional: necesidad y reto en el proceso formativo de la carrera de Estomatología. Rev Cienc Méd [Internet]. 2016 [citado 7 Abr 2022]; 20(1). Disponible en: http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1561-31942016000100019&lng=es
8. Sosa Rosales MC, Mojáiber de la Peña A, González Ramos RM. Manual de organización y procedimientos para el control de cáncer bucal. En: Programa Nacional de Atención Estomatológica integral a la Población. La Habana: Editorial Ciencias Médicas; 2016. p: 324-364.
9. Santana Garay JC. Prevención y diagnóstico del cáncer bucal. La Habana: Editorial Ciencias Médicas; 2002.
10.Urgellés Rodríguez E, Delfino Palmero E, Pérez Delgado N, Ballart Ramos A, Barrio de la Torre MA. Aspectos fundamentales del examen perteneciente al Programa de Detección Precoz de Cáncer Bucal. Rev Inf Cient [Internet]. 2013 [citado 20 Ene 2022]; 81(5):[aproximadamente 10 p.]. Disponible en: https://www.redalyc.org/comocitar.oa?id=551757264020
11.Morgado Lastres Y, Reyes Romagosa DE, Oliva ME, Paneque Gamboa MR. Metodología del examen del complejo bucal para estudiantes de estomatología [Internet] 2015. [citado 20 Ene 2022]; 54(258):74-82. Disponible en: http://www.rev16deabril.sld.cu/index.php/16_04/article/view/126
12.Ministerio de Educación Superior. Reglamento de Trabajo Docente Metodológico. Resolución 2/2018. La Habana: MES; 2018.
13.Salas Perea RS. La evaluación en la educación superior contemporánea [Internet]. La Paz: Universidad Mayor de San Andrés; 1998. [citado 20 Ene 2022]. Disponible en: http://bibliotecas.uasb.edu.bo/cgi-bin/koha/opac-detail.pl?biblionumber=3679
14.Luna Scott C. El futuro del aprendizaje 2 ¿Qué tipo de aprendizaje se necesita en el siglo XXI? [Internet]. París: UNESCO; 2015 [citado 20 Ene 2022]. Disponible en: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000242996_spa
15.Pérez Pino M, Enrique Clavero JO, Carbó Ayala JE, González Falcón M. La evaluación formativa en el proceso enseñanza aprendizaje. EDUMECENTRO [Internet]. 2017 [citado 20 Ene 2022]; 9(3):263-83. Disponible en: http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2077-28742017000300017&lng=es
16.Hernández JL, Hernández Cabrera G, Artiles Duarte L, Jaime Valdés LM, Pérez Rodríguez T. Guía metodológica para la observación y calificación del examen práctico estatal de Medicina. EDUMECENTRO [Internet]. 2016 [citado 21 Ene 2022]; 8(4):100-114. Disponible en: http://www.revedumecentro.sld.cu/index.php/edumc/article/view/818
17.Leyva Infante M, Gutiérrez Segura M, Zaldivar Pupo OL, García Bidopia M, Infante Pupo EA, Castillo Santiesteban Y. Dificultades detectadas en la guía de observación para evaluación del examen estatal práctico de Estomatología. VIII Jornada Científica de la SOCECS, Holguín [Internet]. 2019 [citado 20 Ene 2022]. Disponible en: http://edumedholguin2019.sld.cu/index.php/2019/2019/paper/view/175/92
18.Martínez Asanza D. Educación en el trabajo en la carrera de Estomatología dentro del plan de estudios D. Rev Neuromum [Internet]. 2017 [citado 20 Ene 2022]; 3(2):[aproximadamente 5 p.]. Disponible en: https://www.researchgate.net/publication/321228984
19.Herrera Méndez Y, Crespo Echevarría BM, Benavidez Sosa Y, Echevarría Martínez RG. Desarrollo de habilidades de razonamiento clínico para la discusión diagnóstica en la carrera de Estomatología. EDUMECENTRO [Internet]. 2017 [citado 15 Mar 2022]; 10(1):[aproximadamente 15 p.]. Disponible en: http://www.revedumecentro.sld.cu/index.php/edumc/article/view/943/html_318