Desenvolvimento da habilidade "diagnóstico" das manifestações oftalmológicas na carreira da Medicina

Autores

Palavras-chave:

Oftalmologia, preparação metodológica, habilidade "diagnóstico", manifestações oftalmológicas, doenças sistêmicas

Resumo

Introdução: o crescente aumento do índice de doenças sistêmicas e sua relação com algumas manifestações oftalmológicas, impõe um desafio à prática da Medicina na Atenção Primária à Saúde e à Educação Médica Superior cubana na atualidade.

Objetivo: levantar a preparação metodológica do grupo de ensino da disciplina de Oftalmologia para o desenvolvimento da capacidade "diagnóstico" das manifestações oftalmológicas presentes em algumas doenças sistêmicas.

Método: foi utilizada uma amostra censitária no serviço de Oftalmologia do Hospital General Docente “Dr. Agostinho Neto”, de Guantánamo, realizada durante o ano letivo 2019-2020, composta por 21 professores deste grupo de ensino. Correspondentemente, métodos teóricos e empíricos foram usados.

Resultados: identificou-se que os professores do grupo disciplinar de Oftalmologia conseguiram significar o valor da relação entre professores, alunos e grupo, como componentes pessoais do processo ensino-aprendizagem e compreender que o arcabouço das relações interpessoais entre eles, é estabelecido com base em categorias, atividade e comunicação. Quanto aos componentes didáticos não pessoais, os professores afirmaram, tanto em entrevistas em profundidade como em entrevistas em grupo, que este tipo de preparação metodológica foi muito útil para a sua atuação docente-assistencial.

Conclusões: o preparo metodológico realizado é pertinente e contextualizado às potencialidades e insuficiências didático-metodológicas identificadas no referido grupo de ensino para o desenvolvimento da capacidade “diagnóstico” de manifestações oftalmológicas presentes em algumas doenças sistêmicas: cerebrovasculares, cardiovasculares, neoplasias e respiratórias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Yoasmy Creagh-Almiñan, Hospital General Docente "Dr. Agostinho Neto", Guantánamo

Especialista de II Grado en Oftalmología. Máster en Longevidad Satisfactoria. Profesora Auxiliar.

Liubal Noa-Salvazán, Universidad de Ciencias Médicas de Guantánamo

Doctor en Ciencias Pedagógicas. Licenciado en Psicología. Máster en Sexualidad. Profesor Titular.

Zulema de la Caridad Matos-Columbié, Universidad de Guantánamo

Doctora en Ciencias Pedagógicas. Máster en Investigación Educativa. Profesora e Investigadora Titular.

Referências

1. UNESCO. Declaración Mundial sobre la Educación Superior en el siglo XXI: visión y acción. Edu Sup Soc [Internet] 2019 [citado 15 Nov 2021]; 9(2):97-113. Disponible en: https://www.iesalc.unesco.org/ess/index.php/ess3/article/view/171

2. Danilov MA, Skatkin MN. Didáctica de la escuela media. Ciudad de La Habana: Editorial Pueblo y Educación; 1985.

3. Álvarez de Zayas C. La escuela en la vida. Colección educación y desarrollo. La Habana: Editorial Pueblo y Educación; 1999.

4. Castellanos D, Castellanos B, Llivina M. Aprender y enseñar en la escuela. La Habana: Editorial Pueblo y Educación; 2002.

5. González Soca A, Recarey Fernández S, Addine Fernández F. La dinámica del proceso de enseñanza-aprendizaje mediante sus componentes. En didáctica. Teoría y práctica. Ciudad de La Habana: Editorial Pueblo y Educación; 2004.

6. Ginoris Quesada O, Addine Fernández F, Turcáz Millán J. Curso Didáctica general. Maestría en Educación. (Material básico). La Habana, Cuba: IPLAC; 2006.

7. Labarrere G, Valdivia G. Principios de la enseñanza. En: Pedagogía. Selección de lecturas. Ciudad de La Habana: Editorial Deportes; 2008.

8. Pernas Gómez M, Arencibia Flores F, Ortiz García M. El plan de estudio para la formación del médico general básico en Cuba: experiencias de su aplicación. Educ Med Sup [Internet]. 2001 Abr [citado 15 Sep 2021]; 1(15):9-21. Disponible en: http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0864-21412001000100002&nrm=iso

9. González M. Variables del proceso docente y principios para la renovación curricular de la carrera de medicina. Educ Med Sup [Internet]. 2006 Jun [citado 15 Sep 2021]; 2(20). Disponible en: http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0864-21412006000200001

10.Tomé López O. La preparación profesoral en la impartición de la asignatura Morfofisiología Humana IV. Educ Med Sup [Internet]. 2010 Jun [citado 15 Sep 2021]; 24(2). Disponible en: http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0864-1412010000200003

11.García Batista G. El trabajo metodológico en la escuela cubana. Una perspectiva actual. En: didáctica. Teoría y práctica. Ciudad de La Habana: Pueblo y Educación; 2002.

12.Guantánamo. Dirección Provincial de Salud. Informe Provincial de Mortalidad. Guantánamo; 2014.

13.Ministerio de Salud Pública. Plan de estudio D de la carrera de Medicina. La Habana: Dirección Nacional de Carreras; 2015.

14.Ministerio de Salud Pública. Disciplina Principal Integradora de la carrera de Medicina.: La Habana: Universidad de Ciencias Médicas, Comisión Nacional de Carrera de Medicina; 2015.

15.Ministerio de Salud Pública. Programa de la asignatura Oftalmología. La Habana: Universidad de Ciencias Médicas de La Habana, Comisión Nacional de Carrera de Medicina; 2015.

16.Addine F. La Didáctica general y su enseñanza en la educación superior pedagógica. Aportes e impacto. La Habana: Editorial Pueblo y Educación; 2011.

Publicado

2021-11-16

Como Citar

1.
Creagh-Almiñan Y, Noa-Salvazán L, Matos-Columbié Z de la C. Desenvolvimento da habilidade "diagnóstico" das manifestações oftalmológicas na carreira da Medicina. Rev Inf Cient [Internet]. 16º de novembro de 2021 [citado 6º de maio de 2025];100(6):e3685. Disponível em: https://revinfcientifica.sld.cu/index.php/ric/article/view/3685

Edição

Seção

Trabalhos Pedagógicos