Aperfeiçoamento do processo evaluativo integral para os estudantes da Faculdade de Ciências Médicas Guantánamo

Autores

  • Alfredo de Jesús Hernández Pérez Facultad de Ciencias Médicas Guantánamo
  • Ricardo Trujillo Domínguez Facultad de Ciencias Médicas Guantánamo
  • Cesario Monteserin Puig Facultad de Ciencias Médicas Guantánamo
  • Enrique Ruiz Batista Facultad de Ciencias Médicas Guantánamo
  • Ydelsy Martin Pérez Facultad de Ciencias Médicas Guantánamo

Palavras-chave:

livro eletrônico, folha de cálculo, avaliação, integralidad, projeto educativo

Resumo

Introdução: a avaliação do projeto educativo que se leva a cabo atualmente na Faculdade de Ciências Médicas de Guantánamo não é a mais adequada. Isto se evidência na participação pouco ativa e asistemática dos dirigentes da FEU na elaboração e avaliação do projeto educativo a partir de indicadores, o que influi na qualidade do processo de integralidad dos estudantes. Objetivo: elaborar um livro eletrônico para a avaliação do projeto educativo do ano, que favoreça o aperfeiçoamento do processo de integralidad dos estudantes da Faculdade de Ciências Médicas Guantánamo. Método: realizou-se um estudo tipo investigação ação no período outubro de 2015 até junho de 2016 com 18 professores guia e chefes de brigada e a chefa do coletivo de ano de dita faculdade, onde se empregou uma metodologia para o desenho do material eletrônico que consta de três folhas de cálculo, que permite a partir de indicadores desenhados avaliar  os resultados do projeto educativo, além disso, de permitir determinar os possíveis estudantes integrais e o cumprimento dos objetivos propostos no projeto. Resultados: obteve-se como principal resultado a transformação do pessoal pedagógico favorecendo um  novo estilo de trabalho em função da elevar qualidade do processo e seu impacto na formação integral dos estudantes. Conclusões: contribui a aperfeiçoar o processo de integralidad a partir que propicia o emprego de métodos participativos, dinâmicos, democráticos, a diferença dos que se empregavam até o momento, com velhos estilos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alfredo de Jesús Hernández Pérez, Facultad de Ciencias Médicas Guantánamo

Licenciado en Educación. Especialidad Matemática- Computación. Máster en Ciencias de la Educación Superior. Profesor Auxiliar.

Ricardo Trujillo Domínguez, Facultad de Ciencias Médicas Guantánamo

Licenciado en Educación. Especialidad Matemática. Máster en Ciencias de la Educación. Profesor Auxiliar.

Cesario Monteserin Puig, Facultad de Ciencias Médicas Guantánamo

Licenciado en Educación. Especialidad Matemática. Máster en Ciencias de la Educación. Profesor Auxiliar.

Enrique Ruiz Batista, Facultad de Ciencias Médicas Guantánamo

Licenciado en Educación. Especialidad Matemática. Máster en Ciencias de la Educación. Asistente.

Ydelsy Martin Pérez, Facultad de Ciencias Médicas Guantánamo

Licenciada en Educación. Especialidad Matemática. Máster en Ciencias de la Educación. Asistente.

Referências

1. Lineamientos de la Política Económica y Social del VI Congreso del PCC. La Habana; 2011.

2. Cuba. Ministerio de Educación Superior. “Labor Educativa y Político - Ideológica en los Estudiantes”. La Habana: Editorial Félix Varela; 1997.

3. Rivero Torres O. Informe Central, VII Congreso de la UJC La Habana Unión de Jóvenes Comunistas. [Internet Disponible en: http://www.ujc.cu/es/congresos/viii-congreso

4. Castro Ruz R. Informe Central al VII Congreso del Partido Comunista de Cuba. Cubadebate. Noticias Política. 17 Abr 2016. Disponible en: http://www.cubadebate.cu/noticias/2016/04/17/informe-central-al-vii-congreso-del-partido-comunista-cuba/

5. Informe Central. 3 Congreso del PCC. La Habana: Editora Política; 1998.

6. Proyecto Resoluciones V Congreso del PCC. La Habana: Editora Política; 1977.

7. Calzadilla Rodríguez I. Desafíos en la universalización de la enseñanza En: Hernández García L, Díaz Hernández L, Morales Suárez I. Sistema organizacional para la enseñanza de Tecnología de la Salud: Perfil de Optometría y Óptica. Misión Barrio Adentro. Venezuela. Educ Med Super [Internet]. 2007 Dic [citado 5 Jun 2018]; 21(4): Disponible en: http://scielo.sld.cu/pdf/ems/v21n4/ems06407.pdf

8. Colectivo de autores. El trabajo educativo y la extensión universitaria en las Ciencias Médicas. La Habana: Editorial Ciencias Médicas; 2009.

9. Álvarez de Zayas CM. La Escuela en la Vida Didáctica. La Habana: Editorial Pueblo y Educación; 1999.

10. Álvarez Pérez M. Interdisciplinariedad: Una aproximación desde la enseñanza–aprendizaje de las ciencias. Ciudad de la Habana: Editorial Pueblo y Educación; 2004.

11. Martín Fernández C. Psicología social y vida cotidiana. La Habana: Editorial Félix Varela; 2004.

12. Chávez Rodríguez JA. Acercamiento necesario a la pedagogía general. La Habana: Editorial Pueblo y Educación; 2005.

13. Artiles Bisbal L, Otero Iglesias J, Barrios Osuna I. Metodología de la Investigación para las Ciencias dela Salud. La Habana: Editorial de Ciencias Médicas; 2009.

14. Colectivo de autores. Reflexiones teóricas Prácticas desde las ciencias de la educación. Ciudad de la Habana: Editorial Pueblo y Educación; 2007.

15. Fariñas León G. Psicología. Educación y Sociedad. La Habana: Editorial Félix Varela; 2007.

Como Citar

1.
Hernández Pérez A de J, Trujillo Domínguez R, Monteserin Puig C, Ruiz Batista E, Martin Pérez Y. Aperfeiçoamento do processo evaluativo integral para os estudantes da Faculdade de Ciências Médicas Guantánamo. Rev Inf Cient [Internet]. 2º de junho de 2018 [citado 27º de junho de 2025];97(3):626-34. Disponível em: https://revinfcientifica.sld.cu/index.php/ric/article/view/1944

Edição

Seção

Trabalhos Pedagógicos