Experiências na implementação da disciplina .Bases Biológicas da Medicina no plano de estudo D

Autores

  • Sara Pura Terrado Quevedo Universidad de Ciencias Médicas Guantánamo
  • Zulema Guadalupe Galano Guzmán Universidad de Ciencias Médicas Guantánamo
  • Delia Sotomayor Oliva Universidad de Ciencias Médicas Guantánamo
  • Darío Rubio Méndez Universidad de Ciencias Médicas Guantánamo
  • Nuria Pérez Delgado Universidad de Ciencias Médicas Guantánamo

Palavras-chave:

ciências básicas biomédicas, plano de estudo "D, currículo, bases biológicas da medicina.

Resumo

Realizou-se este trabalho com o objetivo de descrever as experiências na implementação da disciplina Baseie Biológicas da Medicina no plano D do primeiro ano da carreira de Medicina na Universidade de Ciências Médicas de Guantánamo, identificar as deficiências na execução do mesmo e gerar soluções adequadas para o mejoramiento da qualidade do processo formativo. Utilizaram-se métodos descritivos para refletir as caraterísticas desses processos e resultados. Partiu-se de uma análise histórica lógico do contexto local. Estudaram-se documentos e realizaram-se entrevistas grupais e critérios de experientes. Identificaram-se fortalezas, debilidades e realizaram-se propostas de soluções para a cada uma das deficiências identificadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sara Pura Terrado Quevedo, Universidad de Ciencias Médicas Guantánamo

Especialista de II Grado en Bioquímica Médica. Máster en Atención a la Mujer. Profesora Auxiliar.

Zulema Guadalupe Galano Guzmán, Universidad de Ciencias Médicas Guantánamo

Especialista de II Grado en Pediatría. Máster en Atención Integral al Niño. Profesora Auxiliar.

Delia Sotomayor Oliva, Universidad de Ciencias Médicas Guantánamo

Especialista de II Grado en Embriología Humana. Asistente.

Darío Rubio Méndez, Universidad de Ciencias Médicas Guantánamo

Especialista de II Grado en Anatomía Humana.  Asistente.

Nuria Pérez Delgado, Universidad de Ciencias Médicas Guantánamo

Especialistade de II Grado en Cirugía Maxilofacial. Máster en Urgencias Médicas. Profesora Auxiliar.

 

Referências

1. Pérez Magín IM. Satisfacción de los actores del proceso enseñanza aprendizaje en la asignatura Morfofisiología II. Edu Méd Sup [Internet]. 2012. [Citado 17 Mar 2017];26(9): Disponible en: http://www.ems.sld.cu/index.php/ems/article/view/4/5

2. Cuba. Resolución Ministerial 210/ 2007. Reglamento Trabajo Docente Metodológico. Gaceta Oficial de Cuba [Internet]. La Habana: Ministerio de Justicia; 2007 [citado 3 Sep 2016]. p. 208-232. Disponible en: http://files.sld.cu/cimeq/files/2009/07/mes-res-210- 2007.pdf

3. Colectivo de autores. Plan de Estudio D. CNC. La Habana: Ministerio de Educación Superior; 2014

4. Colectivo de autores. Plan de Estudio D. Disciplina Bases Biológicas de la Medicina.CNC. La Habana: Ministerio de Educación Superior; 2014.

5. Colectivo de autores. Plan de Estudio D. Disciplina Bases Biológicas de la Medicina. Asignatura Biología Molecular.CNC. La Habana: Ministerio de Educación Superior; 2015.

6. Colectivo de autores. Plan de Estudio D. Disciplina Bases Biológicas de la Medicina. Asignatura Célula, tejidos básicos y sistema tegumentario.CNC. La Habana: Ministerio de Educación Superior; 2015.

7. Colectivo de autores. Plan de Estudio D. Disciplina Bases Biológicas de la Medicina. Asignatura Ontogenia humana y Sistema Osteomioarticular.CNC. La Habana: Ministerio de Educación Superior; 2015.

8. Pernas Gómez M. y cols. Las ciencias básicas biomédicas en el plan de estudio D de la carrera de Medicina. Edu Méd Sup [Internet]. 2017 [Citado 17 mar 2017]; 29(3): [aprox. 24p.]. Disponible en:
http://www.ems.sld.cu/index.php/ems/article/view/521/272

9. Rosell Puig CW. La enseñanza integrada de las Ciencias Médicas. Edu Med Sup [Internet]. 1998 [citado 3 jul 2017]; 12(2):45-8. Disponible en: http://scielo.sld.cu/pdf/ems/v12n2/ems02298.pdf

10. Vicedo Tomey A. Abraham Flexner, pionero de la Educación Médica. Edu Med Sup [Internet]. 2002 [citado 3 jul 2017]; 16(2):156-63. Disponible en: http://scielo.sld.cu/pdf/ems/v16n2/ems10202.pdf

Como Citar

1.
Terrado Quevedo SP, Galano Guzmán ZG, Sotomayor Oliva D, Rubio Méndez D, Pérez Delgado N. Experiências na implementação da disciplina .Bases Biológicas da Medicina no plano de estudo D. Rev Inf Cient [Internet]. 16º de janeiro de 2018 [citado 2º de abril de 2025];97(1):155-6. Disponível em: https://revinfcientifica.sld.cu/index.php/ric/article/view/1819

Edição

Seção

Trabalhos Pedagógicos