Aperfeiçoamento profissional no cuidado ao paciente com diabetes mellitus tipo 2

Autores

Palavras-chave:

estratégia, profissional avançado, diabetes mellitus, avaliação

Resumo

Introdução: determinar as demandas e necessidades de saúde da população para fortalecer e renovar o conhecimento por parte do médico generalista integral é de vital importância em um contexto em que a área de conhecimento está em constante atualização.

Objetivo: avaliar a estratégia de melhoria para melhorar o desempenho profissional dos médicos do nível primário de saúde no atendimento de pacientes com diabetes mellitus tipo 2, nas policlínicas de ensino "Jorge Ruiz Ramírez" e Playa, no município com o último name, Havana, Cuba, de setembro de 2020 a junho de 2021.

Método: foi realizado um estudo transversal observacional e descritivo, onde uma estratégia de melhoria foi implementada em uma amostra de 32 médicos. Assumiu-se a observação do desempenho profissional, a pré-experiência, a consulta a especialistas e o teste de satisfação. Aplicou-se a técnica de Kolmogorov-Smirnov, o método Delphi e o teste estatístico Qui-quadrado.

Resultados: verificou-se que os especialistas consultados avaliaram todos os indicadores como bastante adequados; no pré-experimento, foram observadas mudanças muito positivas nas dimensões cognitiva, assistencial e atitudinal. Com a aplicação da estratégia de melhoria intencional, o índice de satisfação do grupo foi Muito satisfatório.

Conclusões: os resultados expressam valor científico ao evidenciar que a variável atuação profissional dos médicos do nível primário de saúde no atendimento a pacientes com diabetes mellitus tipo 2 apresenta mudanças positivas a partir da intervenção que se consegue com a estratégia de melhoria.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gilda Acela Martí-Martinez, Hospital Clínico Quirúrgico Provincial "Joaquín Albarrán". Universidad de Ciencias Médicas de La Habana, La Habana

Máster en Enfermedades Infecciosas. Instructora.

Roberto Hidalgo-Mederos, Universidad de Ciencias Médicas de La Habana. Facultad de Ciencias Médicas “Julio Trigo”, La Habana

Doctor en Ciencias de la Educación Médica. Máster en Ciencias de Laboratorio Clínico. Profesor Titular. Investigador Agregado.

Yerina Figueredo-Mesa, Universidad de Ciencias Médicas de La Habana. Facultad de Ciencias Médicas “Victoria de Girón”, La Habana

Doctora en Ciencias de la Educación Médica. Licenciada en Enfermería. Asistente.

Norberto Valcárcel-Izquierdo, Universidad de Ciencias Médicas de La Habana. Facultad de Ciencias Médicas “Victoria de Girón”, La Habana

Doctor en Ciencias Pedagógicas. Licenciado en Física. Profesor Titular.

Dioelis Roselló-García, Universidad de Ciencias Médicas de La Habana. Facultad de Ciencias Médicas “Julio Trigo”, La Habana

Licenciado en Educación. Instructor.

Referências

1. Hidalgo Mederos R. Superación sobre conocimiento de los cocientes enzimáticos para médicos generales integrales [Tesis Doctorado]. La Habana: Universidad de Ciencias Médicas; 2019.

2. Texidor Pellón R, Reyes Miranda D. El trabajo metodológico y su papel en la superación permanente de los profesores de Inglés de la Universidad de Ciencias Médicas. Educ Méd Sup [Internet]. 2012 [citado 21 Mar 2022]; 26(2):[aproximadamente 4 p.]. Disponible en: http://www.ems.sld.cu/index.php/ems/article/view/35

3. Ministerio de Educación Superior. Mediante el Acuerdo No. 8625 del Reglamento 140 del 11 de julio del año 2019. La Habana: MES; 2019.

4. Salas Perea RS, Díaz Hernández L, Pérez Hoz G. Las competencias y el desempeño laboral en el Sistema Nacional de Salud. Educ Méd Sup [Internet]. 2012 [citado 22 Ene 2015]; 26(4):[aproximadamente 4 p.] Disponible en: http://www.ems.sld.cu/index.php/ems/article/view/85/59

5. González Cárdenas LT, Cuesta Mejías L, Pérez Perea L, Presno Labrador MC, Fernández Díaz IE, Pérez Díaz TC, et al. El programa del médico y enfermera de la familia: desarrollo del modelo de atención médica en Cuba. Rev Panam Salud [Internet]. 2018 Abr [citado 2 Dic 2022]; 42:e31. DOI: https://doi.org/10.26633/RPSP.2018.31

6. Reyes Navia G. Mejoramiento del conocimiento del ecocardiograma en los Residentes de medicina intensiva y emergencia [Tesis Doctorado]. La Habana: Universidad de Ciencias Médicas de La Habana; 2021.

7. OMS. Informe mundial sobre la diabetes: nota descriptiva No. 110. www.who.int. 2021. Disponible en: http://www.who.int/mediacentre

8. Dirección de Registros Médicos y Estadística de Salud. Anuario estadístico de salud 2019 [Internet]. La Habana: MINSAP; 2020. [citado 13 Mayo 2022]. Disponible en: https://temas.sld.cu/estadisticassalud/2020/05/13/publicado-el-anuario-estadistico-de-salud-2019/

9. OPS/OMS. Diabetes Mellitus. www.paho.org. 2021 abr. Disponible en: https://www.paho.org/es/temas/diabetes

10. Valcárcel Izquierdo N, Díaz Díaz AA. Epistemología de las Ciencias de la Educación Médica. La Habana: Editorial de Ciencias Médicas; 2021.

11. Hidalgo Mederos R, Valcárcel Izquierdo N, García Hernández K, Alburquerque Fernández F, Marichal Pedraja Y. Superación sobre cocientes enzimáticos como medio diagnóstico del daño hepático. Rev Cubana Tecnol Salud [Internet]. 2019 [citado 3 Dic 2021]; 10(2):[aproximadamente 12 p.]. Disponible en: http://www.revtecnologia.sld.cu/index.php/tec/article/view/

12. Charro Charro E. Investigando en educación: el método Delphi. Rev Atlante. Cuad Educ Desarr [Internet]. 2017 Oct. Disponible en: https://www.eumed.net/rev/atlante/2017/10/educacion-metodo-delphi.html

Publicado

2022-12-22

Como Citar

1.
Martí-Martinez GA, Hidalgo-Mederos R, Figueredo-Mesa Y, Valcárcel-Izquierdo N, Roselló-García D. Aperfeiçoamento profissional no cuidado ao paciente com diabetes mellitus tipo 2. Rev Inf Cient [Internet]. 22º de dezembro de 2022 [citado 1º de junho de 2025];101(6):e4028. Disponível em: https://revinfcientifica.sld.cu/index.php/ric/article/view/4028

Edição

Seção

Artigos Originais