A direção do processo de ensino-aprendizagem virtual da universidade durante a pandemia COVID-19
Palavras-chave:
aprendizagem, ensino, processo ensino-aprendizagem, aula virtual, COVID-19Resumo
Introdução: ensinar e aprender é uma preocupação constante de professores e alunos. A sua abordagem a partir de diferentes posicionamentos teórico-metodológicos continua a ser uma necessidade, ainda mais face ao que aconteceu no mundo devido à pandemia do COVID-19, crise que também teve impacto direto em professores, escolas e alunos.
Objetivo: oferecer um sistema de sugestões metodológicas que facilitem do ponto de vista fisiológico, higiênico, pedagógico e didático, direcionando o processo de ensino-aprendizagem no ensino superior.
Método: utilizaram-se como métodos investigativos a sistematização teórica e a vivência pedagógica, foram analisadas diferentes literaturas e experiências científicas sobre o assunto, para assumir uma postura que permita continuar desenvolvendo o processo formativo.
Resultados: os principais resultados obtidos com ambos os métodos encontram-se na ordem teórico-metodológica, relacionados ao direcionamento do processo ensino-aprendizagem, levando em consideração as experiências pedagógicas desenvolvidas neste tempo de pandemia pelas universidades de Sonora e da Universidade de Guantánamo.
Conclusões: nas condições atuais devido à pandemia, o professor não abre mão de seu cargo gerencial, mas o faz a partir das condições de virtualidade vigentes. Trata-se de alcançar um aluno cognitivamente independente que consiga superar o sistema de objetivos-conteúdo-habilidades-valores que sua carreira exige da sala de aula virtual.
Downloads
Referências
2. Ordorika I. Pandemia y educación superior. resu.anuies.mx; 2020. [citado 17 May 2021]. Disponible en: http://resu.anuies.mx/ ojs/index.php/resu/article/view/1120/427
3. Miguel Román JA. La Educación Superior en tiempos de Pandemia: una visión desde dentro del proceso formativo. RLEE (México) [Internet]. 2020 [citado 20 Oct 2021]; L(Núm. Esp):13-40. Disponible en: https://www.redalyc.org/jatsRepo/270/27063237017/html/index.html
4. Addine Fernández F. La didáctica general y su enseñanza en la educación superior pedagógica. Aportes e impacto [Tesis]. La Habana: Universidad de Ciencias Pedagógicas “Enrique José Varona”; 2011.
5. Matos Columbié C. Una alternativa didáctica para la estimulación intelectual de los escolares de sexto grado mediante las ciencias naturales. [Tesis Doctorado]. La Habana: Instituto Central de Ciencias Pedagógicas; 2005.
6. Matos Columbié Z. Los medios de enseñanza en el proceso pedagógico. [Material Docente en soporte digital] Guantánamo: Universidad de Guantánamo; 2017.
7. Chapman BF, Henderson RG. Garantía de calidad del aprendizaje electrónico: una perspectiva de los profesores educadores de negocios y los coordinadores de aprendizaje a distancia. Delta Pi Epsilon J. 2010; 52:16-31.
8. Salinas Ibáñez J. Innovación Educativa y uso de las Tic´s. Sevilla: Universidad Internacional de Andalucía; 2008. [citado 21 May 2021]. Disponible en https://dspace.unia.es/bitstream/ handle/10334/2524/ innovacioneduc2008. pdf ?sequence=1
9. Casanova Ocasio A. El docente virtual: un cambio al paradigma tradicional. EDP University, San Sebastián; 2010. acceso.virtualeduca.red [citado 22 May 2021]. Disponible en: https://acceso.virtualeduca.red/ documentos/ ponencias/puerto-rico/1419-8509.pdf
10.Aula virtual. es.wikipedia.org. [citado 20 May 2021]. Disponible en: https://es.wikipedia.org/wiki/Aula_virtual
11.Educación a distancia, virtual y en línea: ¿Cuál es la diferencia? docentesaldia.com; 2020. [citado 21 May 2021]. Disponible en: https://docentesaldia.com/2020/08/09/educacion-a-distancia-virtual-y-en-linea-cual-es-la-diferencia/
12.Allen E, Jeff S. Making the Grade I. Online Education in the United States. Bayviewanalytics.com. 2007 Mar [citado 21 May 2021]. Disponible en: https://www.bayviewanalytics.com/reports/making-the-grade-midwestern.pdf
13.Becerril C, Sosa G, Delgadillo M, Torres S. Competencias Básicas de un Docente. Rev Sist Gestión Educ [Internet]. 2015 Sep [citado 21 May 2021]; 2(4):882-887. Disponible en: https://www.ecorfan.org/bolivia/researchjournals/Sistemas y Gestion Educativa/vol2num4/18.pdf
14.¿Qué es el aula virtual?. Universidad de Murcia España www.um.es. [citado 22 May 2021]. Disponible en https://www.um.es/aulavirtual/primeros-pasos/que-es-el-aula-virtual/
15.Vygotsky LS. El desarrollo de las funciones psíquicas superiores. La Habana: Editorial Pueblo Educación; 1972.
16.Coronado A. Principales retos de la orientación educativa en tiempos de pandemia. www.educaweb.com. [citado 21 May 2021]. Disponible en: https://www.educaweb.com/noticia/2020/04/21/ principales-retos-orientacion-educativa-tiempos-pandemia-articulo- antonio-coronado-19154/