Aplicativo Alcoholism: uma forma de desenvolver o conhecimento sobre alcoolismo
Palavras-chave:
alcoolismo, intervenção educativa, hábitos tóxicosResumo
Introdução:o alcoolismo constitui um problema atual e crescente durante a etapa da adolescência.
Objetivo:validar um aplicativo para contribuir com o conhecimento sobre alcoolismo em alunos do Instituto Politécnico “General Luis A. Milanés Tamayo” de Granma.
Método: em março de 2019, na Faculdade de Ciências Médicas de Bayamo, província do Granma, foi desenvolvido um aplicativo que visa contribuir para o conhecimento sobre o alcoolismo em alunos da referida instituição de ensino. Foram utilizadas as ferramentas JClic e Gimpshop 2.8 com licença GPL/Linux. Para determinar sua viabilidade, no período de fevereiro a março de 2019, foram pesquisados 40 alunos selecionados por amostragem aleatória estratificada, de um universo de 397 alunos.
Resultados: antes de usar o aplicativo, 77,5% dos alunos refletirem baixo nível de conhecimento sobre o assunto. Após usar o produto de informática, 90,0% revelaram alto nível de conhecimento sobre alcoolismo.
Conclusões: a concepção e implementação do aplicativo Alcoholism contribuem para a apropriação dos conhecimentos dos alunos sobre a temática do alcoolismo, os quais demonstraram satisfação adequada com o seu uso.
Downloads
Referências
2. Casique Casique L, Muñoz Torres TJ, Herrera Paredes JM. Estudio comparativo en el comportamiento anterior y actual del dependiente de alcohol en proceso de rehabilitación. Rev Cuid [Internet]. 2015 Jul [citado 28 Ago 2020]; 6(2):1070-1076. DOI: http://dx.doi.org/10.15649/cuidarte.v6i2.173
3. Pérez de Corcho Rodríguez MA, Mármol Sóñora L, García Díaz G, Vizcay Castilla M, Tomé López M. Consecuencias sociales que produce el incremento del consumo de alcohol en adolescentes. Mediciego [Internet]. 2014 [citado 28 Ago 2020]; 20(2):[aproximadamente 10 p.]. Disponible en: http://www.revmediciego.sld.cu/index.php/mediciego/article/view/36
4. Ramírez León EG, Vargas D, Heredia Diaz LP, Corzo Sepúlveda A. Spanish version of the scale of attitudes toward alcohol, alcoholism and alcoholics: content validation. Rev Bras Enferm [Internet]. 2017 Abr [citado 28 Ago 2020]; 70(2):342-348. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2015-0149
5. Vidal M, Nolla N, Diego F. Plataformas didácticas como tecnología educativa. Educ Méd Sup [Internet]. 2009 [citado 28 Ago 2020]; 23(3):138-149. Disponible en: http://bvs.sld.cu/revistas/ems/vol23_3_09 /ems13309.htm
6. Linares Cánovas LP, Linares Cánovas LB, Morales Lemus R, Alfonso González Y. Las tecnologías de la información y las comunicaciones en el proceso enseñanza-aprendizaje, un reto actual. Rev Univ Méd Pinareña [Internet]. 2016 [citado 22 Dic 2020]; 12(2):149-62. Disponible en: http://galeno.pri.sld.cu/index.php/galeno/article/view/365/html
7. Marrero Pérez MD, Santana Machado AT, Águila Rivalta Y, Pérez de León A. Las imágenes digitales como medios de enseñanza en la docencia de las ciencias médicas. EDUMECENTRO [Internet]. 2016 Mar [citado 22 Dic 2020]; 8(1):125-42. Disponible en: http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2077-28742016000100010&lng=es
8. Mederos Villalón L, Flechilla A, Pérez Acuña Y, Hevia Salgebiel A, Ferrer Savigne Y. Xebra: aplicación móvil para la prevención de las infecciones de trasmisión sexual en adolescentes. 2019 Rev Cubana Infor Méd [Internet]. 2020 [citado 22 Oct 2020]; 12(2): e354. Disponible en: http://revinformatica.sld.cu/index.php/rcim/article/view/354/pdf_129
9. Carrión C, Arroyo L, Castell C, et al. Utilización del teléfono móvil para el fomento de hábitos saludables en adolescentes. Estudio con grupos focales. Rev Esp Salud Púb [Internet]. 2016 [citado 22 Oct 2020]; 90:e40022. Disponible en: http://scielo.isciii.es/pdf/resp/v90/1135-5727-resp-90-e40022.pdf
10.Suárez Benitez Y, Noraida Fernández Y, Pelaez Llorente M. OncoHodgk: Aplicación interactiva para el aprendizaje del diagnóstico y tratamiento de los Linfomas. Rev Cubana Infor Méd [Internet]. 2019 [citado 22 Oct 2020]; 11(1):75-87. Disponible en: http://revinformatica.sld.cu/index.php/rcim/article/view/319/pdf_92
11.Bacallao Martínez GC, Aparicio Morales AI, Llanes Álvarez C. Software educativo para la enseñanza de la Propedéutica Clínica y Semiología Médica en idioma inglés. EDUMECENTRO [Internet]. 2016 Jul-Sep [citado 21 Oct 2020]; 8(3):67-83. Disponible en: http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2077-28742016000300006
12.Hidalgo Fernández AJ, Betancourt Pérez A, Pérez García G. Software educativo sobre atención prenatal para la formación de estudiantes de la carrera de Medicina. EDUMECENTRO [Internet]. 2015 [citado 19 Oct 2020]; 7(3):46-59. Disponible en: http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2077-28742015000300004
13.Arévalo JA. Aplicaciones móviles en medicina y salud. Coimbra: XII Jornadas APDIS; 2016. [citado 19 Feb 2021]. Disponible en: http://apdis.pt/publicacoes/index.php/jornadas/article/viewFile/158/188
14.Vidal Ledo M, Gómez Martínez F, Ruiz Piedra AM. Hiperentornos educativos. Educ Méd Sup [Internet]. 2011 [citado: 15 Feb 2017];25(1):123-31. Disponible en: http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0864-21412011000100012&lng=es
15.Vidal Ledo M, Rodríguez Díaz A. Multimedias educativas. Educ Méd Sup [Internet]. 2010 [citado 15 Feb 2017]; 24(3):430-41. Disponible en: http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0864-21412010000300013&lng=es
16.Pérez Pino MT, Ciudad Ricardo FA, Farray Álvarez O, Burguet Lago I, Piñeiro Gómez Y, Francisco López J. Programa de entrenamiento en TIC como medio del proceso de enseñanza aprendizaje. Rev Cubana Cienc Infor [Internet]. 2015 Jul-Sep [citado 15 Ene 2018]; 9(3):138-152. Disponible en: http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2227-18992015000300010&nrm=iso
17.Tello Macavilca JT. “Efecto de la aplicación de un software educativo para adquirir conocimientos sobre prevención del embarazo en adolescentes de 5to de secundaria en el distrito El Agustino”. [Tesis de Maestría]. Lima-Perú: Universidad nacional mayor de San Marcos, Facultad de medicina humana; 2008.
18.Bayer SA. “Sexaappretos, innovadora app para prevenir el embarazo adolescente”. Bogotá, Colombia: Instituto Colombiano de Bienestar Familiar; 2015.