Qualidade do teste parcial de um curso sobre diátese hemorrágica na carreira de Estomatologia
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.7942974Palavras-chave:
dificuldade, discriminação, reagentes, exame, Estomatologia, qualidadeResumo
Introdução: entre os grandes desafios que a educação universitária na área da saúde enfrenta hoje, está a implementação e validação de instrumentos de avaliação eficazes.
Objetivo: avaliar a qualidade do teste parcial do curso Bases morfofuncionais da diátese hemorrágica principal em Estomatologia, da Facultad de Estomatología de la Universidad de Ciencias Médicas de Santiago de Cuba, curso 2022.
Método: estudo observacional analítico e transversal, em 30 exames correspondentes à prova parcial do próprio curso Bases morfofuncionais da diátese hemorrágica principal em Estomatologia, plano de estudos E, carreira de Estomatologia de la Universidad de Ciencias Médicas de Santiago de Cuba, curso 2022. A correspondência do analisou-se o fundo de tempo e o número de itens explorados no exame, calcularam-se índices de dificuldade e discriminação de subseções e questões, coeficiente de discriminação bisserial pontual e consistência interna.
Resultados: houve correspondência adequada entre o tempo destinado aos conteúdos dos temas e o número de itens explorados no exame. Predominaram os itens com índice de dificuldade médio e bom poder de discriminação. A consistência interna das questões individuais foi excelente, mas a do exame como um todo foi baixa.
Conclusões: a qualidade do exame parcial das Bases Morfofuncionais da diátese hemorrágica principal do curso de Estomatologia, aplicado na Facultad de Estomatología de la Universidad de Ciencias Médicas de Santiago de Cuba, curso 2022, não foi adequada.
Downloads
Referências
Martín Reyes O, Fernández Carmenates N, García Vitar L, Bravo Cano O. Guía de evaluación de competencias clínicas en cuarto año de Estomatología. Human Méd [Internet]. 2019 [citado 4 Feb 2023]; 19(3):562-576. Disponible en: http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1727-81202019000300562
Leyva Infante M, Gutiérrez Segura M, Zaldivar Pupo OL, García Bidopia M, Infante Pupo EA, Castillo Santiesteban Y. Dificultades detectadas en la guía de observación para evaluación del examen estatal práctico de Estomatología. En: VIII Jornada Científica de la Sociedad Cubana de Educadores en Ciencias de la Salud de Holguín, Holguin, 2019. Holguín: Edumed; 2019. Disponible en: http://edumedholguin2019.sld.cu/index.php/2019/2019/paper/viewFile/175/92
Ministerio de Educación Superior. Plan de Estudio E Carrera Estomatología. La Habana MES; 2020.
Llanes Torres M, Gómez Vilela R, Pérez Rumbaut G, Naranjo Hernández L, Mesa Montero ZT, Crespo Lechuga GA. Calidad del instrumento de evaluación final de la asignatura Célula, Tejidos y Sistema Tegumentario. Medisur [Internet]. 2022 [citado 5 Feb 2023]; 20(6):[aproximadamente 7 p.]. Disponible en: https://medisur.sld.cu/index.php/medisur/article/view/5465
Pérez Ruíz AO. El estomatólogo y su relación con el dolor y la sangre [Internet]. La Habana: Ecimed; 2019. [citado 5 Feb 2023]. Disponible en: http://www.ecimed.sld.cu/2019/09/30/el-estomatologo-y-su-relacion-con-el-dolor-y-la-sangre-2da-ed/
Gómez López VM, Rosales Gracia S, García Galaviz JL, Berrones Sánchez KI, Berrones Sánchez CM. Índice de dificultad y discriminación de ítems para la evaluación en las asignaturas básicas de medicina. Edu Méd Sup [Internet]. 2020 [citado 6 Feb 2023]; 34(1):e1727. Disponible en: http://www.ems.sld.cu/index.php/ems/article/view/1727/1015
Villamarín Guevara RS. Indicadores de calidad de los instrumentos de evaluación y el rendimiento académico [Tesis Doctoral]. Perú: Universidad Nacional de San Marcos; 2017 [citado 25 Ene 2023]. Disponible en: https://cybertesis.unmsm.edu.pe/bitstream/handle/20.500.12672/6636/Villamarin_gr.pdf?sequence=3&isAllowed=y
Díaz Rojas PA, Leyva Sánchez E. Metodología para determinar la calidad de los instrumentos de evaluación. Educ Méd Sup [Internet]. 2013 [citado 5 Feb 2023]; 27(2):269-286. Disponible en: http://scielo.sld.cu/pdf/ems/v27n2/ems14213.pdf
Martínez Pérez R, Ríos Rodríguez M, Roque Marrero Y, Caballero Pedrón KY. Evidencias de validez del examen final de la asignatura Biología molecular, carrera de Medicina. Rev Electrón Medimay [Internet]. 2019 [citado 12 Sep 2022]; 26(3):338-48. Disponible en: http://www.medimay.sld.cu/index.php/rcmh/article/view/1483/1677
Baladrón J, Sánchez-Lasheras F, Romero Ladrero JM, Curbelo J, Villacampa Menéndez P, Jiménez-Fonseca P. Evolución de los parámetros dificultad y discriminación en el ejercicio de examen MIR. Análisis de las convocatorias de 2009 a 2017. FEM: Rev Fund Educ Méd [Internet]. 2018 [citado 16 Oct 2022]; 21(4):181-93. Disponible en: https://scielo.isciii.es/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2014-98322018000400003
Ayala Pérez Y, Batista Marrero K, Martínez Pérez ML, Torres Silva MC, Estepa Taño JA. Comparación de la calidad de un instrumento evaluativo en la asignatura de Ortodoncia de la carrera de Estomatología. CCM [Internet]. 2020 [citado 11 Feb 2023]; 24(1):[aproximadamente 20 p.]. Disponible en: https://revcocmed.sld.cu/index.php/cocmed/article/view/3362/1490
Moreno Montañez M, Lardoeyt Ferrer M, Ramos Arencibia AL. Calidad del examen final escrito de Medicina Comunitaria en la facultad de Medicina Cabinda, Angola. Rev Conrado [Internet]. 2020 [citado 13 Oct 2022]; 16(73):214-220. Disponible en: http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1990-86442020000200214
Hurtado Mondoñedo LL. Relación entre los índices de dificultad y discriminación. Rev Digit Invest Docencia Univ [Internet]. 2018 [citado 11 Feb 2023]; 12(1):[aproximadamente 28 p.]. Disponible en: http://www.scielo.org.pe/pdf/ridu/v12n1/a16v12n1.pdf
Minte Münzenmayera A, Sepúlveda Obreque H, Jaramillo Alvarado R, Díaz-Levicoy D. Evaluación en Educación Superior: características y demandas cognitivas de preguntas escritas. Rev Estud Exp Educ (REXE) [Internet]. 2021 [citado 11 Oct 2022]; 20(44):43-52. DOI: http://dx.doi.org/10.21703/0718-5162.v20.n43.2021.003
Rodríguez Graña T, Sondón Fernández ME, Peña González M, Hernández Tamayo M, Robles García R. La calidad del examen final de la asignatura Morfofisiología IV. CCM [Internet]. 2018 [citado 9 Oct 2022]; 22(3):446-462. Disponible en: https://revcocmed.sld.cu/index.php/cocmed/article/view/2917
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Oscar Rodríguez-Reyes, Martha Elena Fajardo-Puig, Ana Ibis Bosch-Nuñez

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.